SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número23O psicólogo na saúde pública: trajetórias e percepções na conquista desse espaçoResiliência e a auto-eficácia percebida: articulação entre conceitos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

CALHEIROS, Paulo Renato Vitória; OLIVEIRA, Margareth da Silva  e  ANDRETTA, Ilana. Comorbidades psiquiátricas no tabagismo. Aletheia [online]. 2006, n.23, pp. 65-74. ISSN 1413-0394.

O uso de tabaco e comorbidades psiquiátricas vem sendo um tema amplamente estudado nos últimos tempos e faz-se necessário a contribuição científica para encontrarmos resultados mais contundentes a este problema de saúde pública. No presente artigo, serão discutidas as associações do tabagismo com as comorbidades psiquiátricas. A hipótese do uso da nicotina como uma tentativa para alívio do desconforto psicológico nos transtornos mentais será explanada. E finalmente serão apresentadas contribuições sobre conhecimentos de comorbidades psiquiátricas nas intervenções clínicas no tratamento do tabagismo. A associação entre tabagismo e comorbidades psiquiátricas foi estudada através de uma revisão de literatura. Os achados indicam comorbidades psiquiátricas no tabagismo relacionadas à maioria dos transtornos mentais. No entanto, transtornos de humor, de ansiedade, esquizofrenia e substâncias psicoativas são citados como os mais comumente relacionados.

Palavras-chave : Tabagismo; Dependência de nicotina; Comorbidades psiquiátricas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License