SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número23Construindo e desconstruindo a supervisão de estágio com o devir-imperceptível das sensações mínimas do corpoAnorexia e bulimia, suas interfaces com a histeria e o discurso psicanalítico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

VIEIRA, André Guirland. A função da história e da cultura na obra de C. G. Jung. Aletheia [online]. 2006, n.23, pp. 89-100. ISSN 1413-0394.

No presente trabalho, estudamos a função dos conceitos de história e de cultura na teoria de C. G. Jung. A questão da dimensão histórica e cultural do sujeito psicológico aparece de forma não sistemática no pensamento junguiano. Ela implica a formulação de que o sujeito é constituído historicamente e, consequentemente, moldado em uma relação dialética com um universo simbólico marcado por características histórico-culturais. A singularidade dessa abordagem desvela pontos ainda obscuros e não trabalhados na obra de Jung. O artigo mostra, também, o modo como, a partir desta abordagem, é possível fazer uma crítica junguiana da cultura.

Palavras-chave : Psicologia analítica; C. G. Jung; História; Cultura; Interpretação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License