SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número23A função da história e da cultura na obra de C. G. JungO trabalhador voluntário e seus sentimentos ante a doença e o sofrimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

MELLO NETO, Gustavo Adolfo Ramos; MARTINEZ, Viviana Carola Velasco; SANTOS, Fabrício Otoboni dos  e  SILVA JUNIOR, Mauricio Cardoso da. Anorexia e bulimia, suas interfaces com a histeria e o discurso psicanalítico. Aletheia [online]. 2006, n.23, pp. 101-111. ISSN 1413-0394.

Este trabalho discute as possíveis relações entre a histeria e os chamados distúrbios alimentares que, na atualidade, ganharam um caráter epidêmico. Os discursos dos autores sobre a anorexia e a bulimia são apresentados e organizados em categorias temáticas que abordam as definições de anorexia e bulimia. A questão que guiou este estudo foi se a anorexia e a bulimia são novas patologias ou novas significações, ou se estas são manifestações histéricas da atualidade. Explicações psicanalíticas e possíveis etiologias, bem como propostas de tratamento, também fazem parte dos discursos dos autores. Finalmente, sugere-se uma relação entre distúrbios alimentares e a histeria, voltando o olhar para uma mãe, histérica, que oscila entre a falta e o excesso no vínculo diádico.

Palavras-chave : Anorexia; Bulimia; Histeria.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License