SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número23Anorexia e bulimia, suas interfaces com a histeria e o discurso psicanalítico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

ZANATTA, Denise  e  RANGEL MENESES, María Piedad. O trabalhador voluntário e seus sentimentos ante a doença e o sofrimento. Aletheia [online]. 2006, n.23, pp. 113-121. ISSN 1413-0394.

O presente estudo é resultado da experiência de uma das ações de estágio profissionalizante em Psicologia Social Comunitária, realizada através de uma pesquisa-intervenção que teve como objetivo o fortalecimento de um grupo de voluntários da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul para facilitar o trabalho dos voluntários em seus diversos afazeres. Ao contribuir acolhendo o voluntário sensibilizado, podemos oportunizar momentos de alívio de um sofrimento, até então, não compartilhado. Durante o processo, compreendemos a vontade dos participantes para se fortalecer e aliviar sua dor e, ao mesmo tempo, a resistência às mudanças propostas. Percebemos ainda que os voluntários passam também por fases emocionais que são isomórficas às fases do luto e perda, as quais foram trabalhadas ao longo da intervenção.

Palavras-chave : Voluntários; Grupos; Fortalecimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License