SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número24El acoso psicológico en el trabajo: la experiencia en Puerto Rico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

RAIMUNDO, Raquel Catarina Proença  e  PINTO, Maria Alexandra Penedo Marques. Stress e estratégias de coping em crianças e adolescentes em contexto escolar. Aletheia [online]. 2006, n.24, pp. 09-19. ISSN 1413-0394.

Este estudo exploratório analisa a relação entre eventos estressantes entre pares e as estratégias de coping em 443 crianças e adolescentes portuguesas, do 5º ao 9º ano de escolaridade3 . Os dados foram recolhidos através de questionários de auto-relato para eventos estressantes entre pares (QAESSCEP, Raimundo, 2005) e para as estratégias de coping (SCSI, Ryan-Wenger, 1990). Encontraram-se diferenças significativas na freqüência e eficácia do coping, considerando o sexo e a idade; assim como na intensidade de stress, para o sexo. As variáveis sócio-demográficas revelaram-se indicadores válidos das variáveis em estudo. Os resultados apoiam a necessidade de programas de prevenção e intervenção, nas escolas.

Palavras-chave : Stress; Coping; Contexto escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License