SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número24El acoso psicológico en el trabajo: la experiencia en Puerto RicoJulgamento de translucência em sistemas de comunicação alternativa e suplementar por universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

MARASCHIN, Cleci; D'AGORD, Marta Regina de Leão; SANTOS, Nair Iracema Silveira dos  e  SORDI, Regina Orgler. A escrita do caso e a ressignificação da experiência de estágio. Aletheia [online]. 2006, n.24, pp. 35-47. ISSN 1413-0394.

Essa pesquisa visa investigar as potencialidades de um método de supervisão acadêmica fundado na reflexão a partir da escrita da experiência de estudantes de graduação envolvidos em atividades teórico-práticas e estágios curriculares. Esse método é chamado de “escrita do caso” (onde o caso pode ser um paciente, um grupo ou uma instituição). A metodologia da pesquisa envolve a leitura, em grupo, da produção escrita de cada estudante em encontros semanais de supervisão. A aprendizagem é avaliada com base nas etapas de desenvolvimento do método: descobertas durante a escrita e durante a leitura em grupo do texto escrito, elaborações posteriores do texto e implicações na intervenção.

Palavras-chave : Produção escrita; Aprendizagem; Supervisão acadêmica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License