SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue24Judgment of translucency in augmentative and alternative symbol systems by undergraduate studentsThe initiation voyage of “Riobaldo Rosa” in The devil to pay in the backlands, as an individuation process author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

MOTA, Daniela Cristina Grégio d’Arce; BENEVIDES-PEREIRA, Ana Maria T.; GOMES, Mônica Lúcia  and  ARAUJO, Silvana Marques de. Estresse e resiliência em doença de Chagas. Aletheia [online]. 2006, n.24, pp. 57-68. ISSN 1413-0394.

Estudos indicam que o estresse altera o sistema imune e pode influir na etiologia, progressão e severidade de doenças. A resiliência pode ser definida como a capacidade que algumas pessoas desenvolvem e as ajudam a passar por situações adversas na vida, a superá-las, e ainda a saírem fortalecidas ou mesmo transformadas. Este estudo teve o intuito de verificar o nível de sintomatologia de estresse e aspectos relacionados à resiliência em portadores de doença de Chagas crônica (DC). Foram avaliadas cem pessoas infectadas, 50% apresentando sintomatologia da DC. Utilizou-se de entrevista sócio-demográfica, Inventário de Sintomas de Estresse (ISE) e Inventário de Resiliência (IR). Os que apresentavam sintomas da DC obtiveram níveis mais elevados de sintomas psicológicos e físicos de estresse e menores de resiliência, principalmente no que se refere aos fatores desesperança e dificuldades emocionais.

Keywords : Doença de Chagas crônica; Estresse; Resiliência; Psicologia da saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License