SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número24Julgamento de translucência em sistemas de comunicação alternativa e suplementar por universitáriosA travessia de “Riobaldo Rosa”, no Grande sertão: veredas, como um processo de individuação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

MOTA, Daniela Cristina Grégio d’Arce; BENEVIDES-PEREIRA, Ana Maria T.; GOMES, Mônica Lúcia  e  ARAUJO, Silvana Marques de. Estresse e resiliência em doença de Chagas. Aletheia [online]. 2006, n.24, pp. 57-68. ISSN 1413-0394.

Estudos indicam que o estresse altera o sistema imune e pode influir na etiologia, progressão e severidade de doenças. A resiliência pode ser definida como a capacidade que algumas pessoas desenvolvem e as ajudam a passar por situações adversas na vida, a superá-las, e ainda a saírem fortalecidas ou mesmo transformadas. Este estudo teve o intuito de verificar o nível de sintomatologia de estresse e aspectos relacionados à resiliência em portadores de doença de Chagas crônica (DC). Foram avaliadas cem pessoas infectadas, 50% apresentando sintomatologia da DC. Utilizou-se de entrevista sócio-demográfica, Inventário de Sintomas de Estresse (ISE) e Inventário de Resiliência (IR). Os que apresentavam sintomas da DC obtiveram níveis mais elevados de sintomas psicológicos e físicos de estresse e menores de resiliência, principalmente no que se refere aos fatores desesperança e dificuldades emocionais.

Palavras-chave : Doença de Chagas crônica; Estresse; Resiliência; Psicologia da saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License