SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número24Estresse e resiliência em doença de ChagasDiscurso psicanalítico pós-freudiano sobre a histeria e algumas relações com a literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

SERRA, Tania Rebelo Costa. A travessia de “Riobaldo Rosa”, no Grande sertão: veredas, como um processo de individuação. Aletheia [online]. 2006, n.24, pp. 69-80. ISSN 1413-0394.

Este trabalho tem por objetivo retomar obra de 1990, intitulada Riobaldo Rosa, a vereda junguiana do Grande sertão, a fim de evidenciar a hipótese de que o romance de João Guimarães Rosa, Grande sertão: veredas comporta uma interpretação junguiana. Essa hipótese visa a demonstrar que a “viagem” de Riobaldo, o protagonista do romance, pode ser analisada como um processo de individuação, com as suas diferentes etapas. A fim de facilitar a leitura, este artigo virá seguido de um glossário dos principais conceitos de Carl Jung usados no texto. Por fim, é necessário ter em mente que se trata de um trabalho de crítica literária, e não de psicologia, o que necessariamente implica ser o processo de individuação nele tratado um processo finito, pertencendo àquele personagem específico, e que se encerra no final da narrativa, ao contrário do de uma pessoa de carne e osso, para a qual a individuação é um processo em perene renovação.

Palavras-chave : João Guimarães Rosa; Carl Jung; Literatura brasileira; Mito; Arquétipo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License