SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número24A travessia de “Riobaldo Rosa”, no Grande sertão: veredas, como um processo de individuaçãoViolências: lembrando alguns conceitos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

CAMARGO, Janaina Franciele  e  MELLO NETO, Gustavo Adolfo Ramos. Discurso psicanalítico pós-freudiano sobre a histeria e algumas relações com a literatura. Aletheia [online]. 2006, n.24, pp. 81-93. ISSN 1413-0394.

Neste trabalho, investigamos relações que autores psicanalíticos fazem entre histeria e literatura. Fizemos um estudo dos artigos destes autores, e o objetivo foi de expor as temáticas abordadas por eles quando reúnem e interpretam juntas histeria, psicanálise e literatura. Historicamente, tanto a histeria quanto a literatura estão nas raízes da psicanálise, o que justifica a sua escolha para o estudo. Nossas considerações nos levaram a perceber que, seja na referência a personagens, seja na análise propriamente dita de obras literárias, aparecem os mesmos movimentos teóricos e interpretativos que se faz da histeria sozinha no discurso analítico pós-Freud. A nosso ver, o movimento mais forte diz respeito a um distanciamento cada vez maior do modelo explicativo da histeria baseado na idéia de não superação de elementos fálico-edipianos ou, mesmo, uma negação desse modelo pelos autores. Mas, evidentemente, esse não é o único movimento, e o modelo fálico-edipiano é preservado.

Palavras-chave : Psicanálise; Histeria; Literatura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License