SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número24Subjetividade, trabalho e solidariedadeDepressão numa contextualização contemporânea índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

ANDREANI, Grace; CUSTODIO, Zaira Aparecida O.  e  CREPALDI, Maria Aparecida. Tecendo as redes de apoio na prematuridade. Aletheia [online]. 2006, n.24, pp. 115-126. ISSN 1413-0394.

O presente artigo tem como objetivo fornecer um panorama sobre o nascimento prematuro e suas repercussões no âmbito familiar, mostrando a vulnerabilidade do bebê em seu desenvolvimento físico e afetivo, bem como a crise emocional que os pais atravessam, durante este evento além da alteração na dinâmica familiar. Apresenta, também, a definição de rede social e sua influência nas situações de crise, mostrando a importância das mesmas durante o processo de nascimento, a fim de se estimular a ativação ou construção de uma rede de apoio efetiva na situação de prematuridade. Por fim, sugere um novo modelo de política de saúde no Brasil que aponta para a atenção humanizada nos nascimentos de risco.

Palavras-chave : Prematuridade; Maternidade; Redes sociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License