SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue24Depression in the contemporary contextAdoption by homosexuals: a new family configuration under the eyes of psychology and law author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

MAZONI, Cláudia Galvão et al. Aconselhamento telefônico reativo para cessação do consumo do tabaco: relato de caso. Aletheia [online]. 2006, n.24, pp. 137-148. ISSN 1413-0394.

Este estudo teve por objetivo descrever o modelo de aconselhamento telefônico reativo para tabagistas, utilizado pelo VIVAVOZ. Discute-se a importância do aconselhamento telefônico reativo no processo de cessação do consumo de tabaco. O estudo baseia-se em relato de caso de uma tabagista que procurou o VIVAVOZ - Serviço Nacional de Informações e Orientações sobre Drogas - para auxiliá-la na mudança de seu comportamento dependente. Os instrumentos aplicados na avaliação incluíram o Questionário de Tolerância de Fagerström, História Tabagística, Avaliação do Consumo e as escalas URICA e Ladder. O modelo apresentado demonstrou resultados positivos, neste caso específico, no processo de motivação para cessação do consumo de tabaco, aumentando o período de abstinência e as tentativas de parada.

Keywords : Aconselhamento telefônico; Cessação tabagismo; Intervenção breve motivacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License