SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número24Aconselhamento telefônico reativo para cessação do consumo do tabaco: relato de casoA questão das dificuldades de aprendizagem e o atendimento psicológico às queixas escolares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

FUTINO, Regina Silva  e  MARTINS, Simone. Adoção por homossexuais: uma nova configuração familiar sob os olhares da psicologia e do direito. Aletheia [online]. 2006, n.24, pp. 149-159. ISSN 1413-0394.

Por séculos, na sociedade ocidental, a filiação esteve ligada à idéia do patriarcado onde o pai era o chefe da família constituída por sua esposa e prole. A família na atualidade só pode ser considerada sob configurações que compreendem desde a monoparentalidade até um casal do mesmo sexo. No que diz respeito a homossexuais, a ciência proporcionou a perpetuação de estigmas acerca de uma suposta personalidade pervertida e apenas nas últimas décadas presenciamos alterações de discursos que apontam para papéis construídos e não mais instintivos, como a paternidade sócio-afetiva que não responsabiliza apenas motivações biológicas para a construção do afeto. Dentro das discussões que debatem o direito dos homossexuais à adoção, o pressuposto de que o homossexual não pode e não quer ter filhos vem perdendo sua força. No Brasil é legalmente possível um homossexual adotar uma criança, o que demonstra que os impedimentos são morais - reflexo de uma sociedade que embora esteja mudando seus conceitos, o faz lentamente.

Palavras-chave : Adoção; Criança; Homoparentalidade; Homossexualidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License