SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número24Adoção por homossexuais: uma nova configuração familiar sob os olhares da psicologia e do direito índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

NEVES, Marisa Maria Brito da Justa  e  MARINHO-ARAUJO, Claisy Maria. A questão das dificuldades de aprendizagem e o atendimento psicológico às queixas escolares. Aletheia [online]. 2006, n.24, pp. 161-170. ISSN 1413-0394.

Pais, psicólogos, educadores e, principalmente, os alunos, convivem e deparam-se, de forma cada vez mais freqüente, com um fenômeno que compromete o futuro escolar dos alunos: as dificuldades de aprendizagem. Será que as diferenças humanas permitem a padronização de sintomas e de culturas diferentes, justificando-se a crença em explicações generalizantes sobre os entraves aos processos de ensino e de aprendizagem? Partindo desses questionamentos, o presente trabalho teve como objetivo suscitar reflexões sobre conceitos e teorias que tendem a gerar equívocos e contradições sobre as dificuldades que ocorrem na relação entre a intenção de ensinar e o desejo de aprender, defendendo uma atuação dos psicólogos escolares que privilegie o entendimento das condições de produção dessas dificuldades em detrimento da ênfase no diagnóstico dos alunos.

Palavras-chave : Dificuldades de aprendizagem; Queixa escolar; Psicólogo escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License