SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25Institucionalização precoce e prolongada de crianças: discutindo aspectos decisivos para o desenvolvimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

OLIVEIRA, Isabel Fernandes de; SILVA, Fabiana Lima  e  YAMAMOTO, Oswaldo Hajime. A psicologia no Programa de Saúde da Família (PSF) em Natal: espaço a ser conquistado ou um limite da prática psicológica?. Aletheia [online]. 2007, n.25, pp. 05-19. ISSN 1413-0394.

O Programa de Saúde da Família, implementado em 1994 no Brasil, representou uma estratégia de reorganização da atenção básica com vistas a resgatar os princípios de eqüidade, universalidade e integralidade do SUS e garantir o acesso da população de risco a ações em saúde. Neste contexto, a Psicologia não se insere no Programa, sendo alvo de críticas acerca de sua atuação no sistema público de saúde. Este estudo objetivou analisar o impacto que a implantação do PSF no Distrito Sanitário Norte do município de Natal-RN teve sobre a atuação dos psicólogos, principalmente no tocante à adaptabilidade dos profissionais à nova proposta e às mudanças advindas em virtude do redirecionamento das ações. Para isso foram entrevistados 21 profissionais, sendo 4 psicólogos e técnicos envolvidos no processo. Entre os principais resultados, a perda de postos de trabalho, a permanência fora das equipes, a falta de conhecimento acerca do papel do psicólogo nas equipes e o aumento da demanda reprimida para a Psicologia merecem destaque.

Palavras-chave : Psicologia; Programa de saúde da família; Atuação profissional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License