SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25Institucionalização precoce e prolongada de crianças: discutindo aspectos decisivos para o desenvolvimentoImpasses na prevenção de exploração sexual: as imagens do trabalho infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

SANTOS, Sueli Souza dos. Inclusão e a difícil arte de amar o que (não) se vê: the difficult art of loving what it’s (not) seen. Aletheia [online]. 2007, n.25, pp. 35-48. ISSN 1413-0394.

Este artigo é resultado de um pequeno recorte da investigação em andamento de minha tese de doutorado em Educação na UFRGS. Trata sobre as questões de inclusão, linguagem e subjetividade de cegos. Fundamenta-se na Psicanálise de Freud e Lacan, desenvolvendo os conceitos de narcisismo, o Outro e a pulsão escópica em suas implicações constitutivas no Estágio do Espelho. Analisam-se, através de um recorte do corpus de uma entrevista realizada, alguns enunciados sobre a subjetivação dos cegos. Apóia-se em sua construção metodológica na teoria da Análise de Discurso de Pêcheux em suas possibilidades de articulação com Authier-Revuz, priorizando os conceitos de linguagem, e heterogeneidade discursiva. O trabalho apoiado nessas duas teorias, ou seja, a Psicanálise e a Análise de Discurso, evidencia nos enunciados da entrevistada, algumas dificuldades no processo de inclusão dos cegos relativas a sua vida amorosa em relação aos videntes.

Palavras-chave : Discurso; Inclusão; Pulsão escópica; Narcisimo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License