SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25Inclusão e a difícil arte de amar o que (não) se vê: the difficult art of loving what it’s (not) seenInteligência emocional e desempenho em policiais militares: validade de critério do MSCEIT índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

MACHADO, Marília Novais da Mata  e  SILVA, Júnia Carine Cardoso da. Impasses na prevenção de exploração sexual: as imagens do trabalho infantil. Aletheia [online]. 2007, n.25, pp. 49-65. ISSN 1413-0394.

O artigo retomou pesquisas realizadas anteriormente no Médio Vale de Jequitinhonha, Minas Gerais, pelo Projeto Pólos de Cidadania, com vistas à prevenção da exploração sexual comercial de crianças e adolescentes. De especial importância foram as entrevistas realizadas com 34 jovens apontados por entidades como vítimas de abuso ou de exploração sexual. O foco do artigo foi a questão do trabalho infanto-juvenil. Buscou-se demonstrar a importância central das significações imaginárias sociais que os jovens criam para o trabalho que realizam. Essas imagens subjetivas atuam na construção de suas identidades, na forma como vêem seu meio social, na disponibilidade de saírem da situação de exploração sexual, no consentimento ou rejeição da exploração econômica. São, assim, elementos importantes a serem considerados nas ações de prevenção à exploração sexual.

Palavras-chave : Exploração sexual de crianças e adolescentes; Trabalho infanto-juvenil; Imaginário social; Médio Vale do Jequitinhonha.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License