SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25Impasses na prevenção de exploração sexual: as imagens do trabalho infantilA qualidade da amizade: adaptação e validação dos questionários McGill índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

MUNIZ, Monalisa  e  PRIMI, Ricardo. Inteligência emocional e desempenho em policiais militares: validade de critério do MSCEIT. Aletheia [online]. 2007, n.25, pp. 66-81. ISSN 1413-0394.

Inteligência emocional é um construto novo e por isso tem sido alvo de críticas. Dentre elas, levanta-se a questão se ela está associada ao desempenho no trabalho. Alguns pesquisadores dizem que sim, no entanto, não há pesquisas que sustentem essa afirmação. Assim o objetivo deste estudo foi investigar evidência de validade teste-critério para o teste de inteligência emocional Mayer-Salovey-Caruso Emotional Intelligence Test (MSCEIT) em prever desempenho de policiais. Participaram do estudo 80 policiais do Estado de São Paulo, sendo 40 da capital e 40 do interior. Os policiais responderam ao MSCEIT e seus superiores avaliaram seu desempenho por meio de dois instrumentos anteriormente desenvolvidos para esse contexto específico. Os resultados obtidos por meio das correlações entre os dois testes apontaram que os subtestes Paisagem, Facilitação, Transição e Administração se associaram com itens do desempenho profissional. Os dados sustentam evidências positivas de validade teste-critério para o MSCEIT.

Palavras-chave : Avaliação psicológica de policiais; Avaliação da inteligência; Validade de critério.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License