SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25Inteligência emocional e desempenho em policiais militares: validade de critério do MSCEITUma proposta para o tratamento de fobias de direção através da criação de rotas automotivas virtuais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

SOUZA, Luciana Karine de  e  HUTZ, Claudio Simon. A qualidade da amizade: adaptação e validação dos questionários McGill. Aletheia [online]. 2007, n.25, pp. 82-96. ISSN 1413-0394.

O objetivo deste estudo é adaptar e validar (validade de construto) os Questionários McGill de Amizade para uso com população adulta no Brasil. Estes instrumentos avaliam a qualidade da amizade através da percepção do indivíduo sobre funções do amigo, satisfação com a amizade, e sentimentos positivos e negativos relacionados ao amigo. As análises mostraram estruturas fatoriais equivalentes para as seis escalas do Questionário das Funções da Amizade, para a Escala de Satisfação com a Amizade e para a Escala de Sentimentos Negativos com relação ao Amigo, consideradas cargas fatoriais, adequação dos itens e consistência interna. A Escala dos Sentimentos Positivos com relação ao Amigo avaliará melhor os sentimentos positivos com a retirada de três itens que não são semanticamente semelhantes aos demais.

Palavras-chave : Amizade; Escalas; Adultos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License