SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25Uma proposta para o tratamento de fobias de direção através da criação de rotas automotivas virtuaisDesafios para uma epistemologia da pesquisa com grupos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

HECKERT, Ana Lucia Coelho  e  BARROS, Maria Elizabeth Barros de. Fracasso escolar: do que se trata? Psicologia e educação, debates “possíveis”. Aletheia [online]. 2007, n.25, pp. 109-122. ISSN 1413-0394.

O artigo visa a analisar como a Psicologia tem encarado os desafios colocados pelo desempenho escolar. Discute os princípios e as ferramentas que têm orientado as práticas psicológicas no campo do fracasso escolar. Faz um debate acerca da interface Psicologia e Educação, partindo dos princípios da transdisciplinaridade e da inseparabilidade Psicologia e Política. Problematiza as práticas da Psicologia no campo da Educação, que tem se pautado, hegemonicamente, em formas naturalizadas e instituídas. Considera que a produção do fracasso escolar não é um destino inexorável, mas produzido a partir de um modo de existência que define, distribui e fixa competências e incompetências na escola. Objetiva afirmar a escola como usina de conhecimento e de novas formas subjetivas.

Palavras-chave : Psicologia e educação; Fracasso escolar; Subjetividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License