SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25Desafios para uma epistemologia da pesquisa com gruposDe como as práticas do conselho tutelar vêm se tornando jurisdicionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

DIOGO, Maria Fernanda  e  MAHEIRIE, Kátia. Uma breve análise da constituição do sujeito pela ótica das teorias de Sartre e Vygotski. Aletheia [online]. 2007, n.25, pp. 139-151. ISSN 1413-0394.

O objetivo deste artigo é refletir em torno da constituição do sujeito pela ótica das teorias de Sartre e Vygotski. Considerando que a mediação social nos forma e constitui ao mesmo tempo em que nós constituímos ativamente nosso contexto, os sujeitos devem ser apreendidos em função da relação entre objetividade e subjetividade. Para compreender como uma pessoa chega a ser quem ela é, necessitamos contemplar as condições sociais, culturais, históricas e econômicas que participam da sua constituição. Na contemporaneidade, vivemos o surgimento de um novo paradigma que se ergue sob a égide da fragmentação, da indeterminação, do sincretismo, da indiferença e da intensa desconfiança nos discursos universais. Tudo é urgente, imediato, instantâneo, efêmero. Buscamos aqui refletir como estas novas nuances alteram os modos de ser e de agir na contemporaneidade, descentralizando os sujeitos e forjando identidades baseadas nesta emergente dominante cultural.

Palavras-chave : Constituição do sujeito; Mediação social; Contemporaneidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License