SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25Uma breve análise da constituição do sujeito pela ótica das teorias de Sartre e VygotskiQuem está apto?: A prática da adoção e marcadores identitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

NASCIMENTO, Maria Lívia do  e  SCHEINVAR, Estela. De como as práticas do conselho tutelar vêm se tornando jurisdicionais. Aletheia [online]. 2007, n.25, pp. 152-162. ISSN 1413-0394.

Neste trabalho problematizamos práticas presentes nos conselhos tutelares com o objetivo de discutir sua jurisdicionalização. O debate aqui empreendido aponta para um funcionamento do conselho tutelar distante do movimento social e marcado por práticas cotidianas que vêm sendo atravessadas por discursos e procedimento típicos do Poder Judiciário. A pergunta colocada é: como um órgão proposto para ser não jurisdicional vai assumindo tal postura? Ou seja, como os modelos de atuação característicos do Poder Judiciário vão sendo adotados num espaço que não detém tal poder, mas que, por ser revestido da autoridade da lei, assume tais formas para o seu exercício. O artigo aponta a articulação com o movimento social como forma de deslocar a prática de jurisdicialização e potencializar movimentos reivindicativos e participativos.

Palavras-chave : Conselho tutelar; Produção de subjetividade; Infância e juventude; Judisdicionalização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License