SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue25About how the tutelary council practices have become jurisdictionalWould there be a lacan’s psychoanalytical semiology? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

GUARESCHI, Neuza Maria de Fátima; STRENZEL, Janaina Claudia  and  BENNEMANN, Thais. Quem está apto?: A prática da adoção e marcadores identitários. Aletheia [online]. 2007, n.25, pp. 163-176. ISSN 1413-0394.

Este artigo objetiva discutir a prática da adoção a partir de dados estatísticos constantes no site da Justiça da Infância e Juventude do Estado do Rio Grande do Sul, referentes aos indicadores de idade, cor da cútis, particularidades e síndromes das crianças e adolescentes aptos à adoção. Além das estatísticas dessa população, o site informa a preferência das pessoas habilitadas a adotar em relação a estas características. A partir da análise estatística dos dados dos possíveis adotados e da preferência dos adotantes, problematizamos a produção da menor ou maior probabilidade à adoção das crianças e adolescentes aptos, utilizando, para isso, a compreensão teórica de Marcadores Identitários do campo dos Estudos Culturais. A discussão desses dados evidencia que, na prática da adoção, a aptidão refere-se a esta população estar mais ou menos próxima dos padrões estabelecidos pela sociedade.

Keywords : Prática da adoção; Apto à adoção; Marcadores identitários.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License