SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25De como as práticas do conselho tutelar vêm se tornando jurisdicionaisExistiria uma “semiologia psicanalítica” em Lacan? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

GUARESCHI, Neuza Maria de Fátima; STRENZEL, Janaina Claudia  e  BENNEMANN, Thais. Quem está apto?: A prática da adoção e marcadores identitários. Aletheia [online]. 2007, n.25, pp. 163-176. ISSN 1413-0394.

Este artigo objetiva discutir a prática da adoção a partir de dados estatísticos constantes no site da Justiça da Infância e Juventude do Estado do Rio Grande do Sul, referentes aos indicadores de idade, cor da cútis, particularidades e síndromes das crianças e adolescentes aptos à adoção. Além das estatísticas dessa população, o site informa a preferência das pessoas habilitadas a adotar em relação a estas características. A partir da análise estatística dos dados dos possíveis adotados e da preferência dos adotantes, problematizamos a produção da menor ou maior probabilidade à adoção das crianças e adolescentes aptos, utilizando, para isso, a compreensão teórica de Marcadores Identitários do campo dos Estudos Culturais. A discussão desses dados evidencia que, na prática da adoção, a aptidão refere-se a esta população estar mais ou menos próxima dos padrões estabelecidos pela sociedade.

Palavras-chave : Prática da adoção; Apto à adoção; Marcadores identitários.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License