SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25Quem está apto?: A prática da adoção e marcadores identitáriosLa intervención psicosocial en un contexto investigativo: “Lecturas psico-sociales sobre jóvenes agrópolis- sector rural - desde diversos actores que los intervienen” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

BENTO, Victor Eduardo Silva. Existiria uma “semiologia psicanalítica” em Lacan?. Aletheia [online]. 2007, n.25, pp. 177-190. ISSN 1413-0394.

Trata-se de pesquisa de revisão de literatura em torno do seguinte problema principal: existiria uma “Semiologia Psicanalítica” em Lacan? Para tal, os antecedentes históricos deste problema foram discutidos, destacando-se particularmente as contribuições de Saussure, no campo da lingüística e da semiologia estruturais; de Lévi-Strauss, no campo da antropologia estrutural; e de Freud, em “Totem e tabu”. Sobre a noção de “Semiologia Psicanalítica” em Lacan, especialmente na obra “A instância da letra no inconsciente ou a razão desde Freud”, foi debatida a seguinte questão: a hipótese lacaniana do “inconsciente estruturado como linguagem” seguiria a lógica de uma “semiologia freudiana do sonho”? Concluiu-se que existe um pensamento semiológico em Lacan, implicitamente sugerido. A influência aqui não teria vindo da semiologia de Saussure, mas da ciência dos sonhos de Freud.

Palavras-chave : Lacan; Semiologia; Psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License