SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26Avaliação de desempenho como um instrumento de poder na gestão de pessoas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Aletheia

versión impresa ISSN 1413-0394

Resumen

KOZAKAI, Toshiaki  y  WOLTER, Rafael Pecly. Armadilhas do multiculturalismo: análise psicossocial da integração à francesa dos estrangeiros. Aletheia [online]. 2007, n.26, pp. 11-26. ISSN 1413-0394.

Este artigo propõe um exame crítico do multiculturalismo. Este último está baseado dentro de uma visão errônea da identidade cultural, pois ela é uma caixa vazia onde podemos, em teoria, pôr qualquer conteúdo. A cultura não deve ser vista como uma substância, mas como um conceito relacional. Contudo, o universalismo não está isento de problemas. A própria noção de identidade implica o processo de diferenciação. A forma de integração francesa que não tolera traços das origens cria uma dificuldade estrutural tanto para os estrangeiros que devem abandonar suas culturas quanto para os autóctones que podem ressentir a assimilação dos estrangeiros como uma intrusão dentro da esfera identitária. Tentaremos ultrapassar os debates atuais em torno do multiculturalismo através do deslocamento da lógica da identidade para a lógica da identificação.

Palabras clave : Aculturação; Identidade cultural; Multiculturalismo; Universalismo; França.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License