SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue26Traps of multiculturalism: sociopsychological analysis on the french way of foreigners integrationEmergency and connectionism like supplementary hypothesis in Freud Entwurf einer Psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

PHILADELPHO, Patrícia Bento Gonçalves  and  MACEDO, Kátia Barbosa. Avaliação de desempenho como um instrumento de poder na gestão de pessoas. Aletheia [online]. 2007, n.26, pp. 27-40. ISSN 1413-0394.

O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa que enfocou a avaliação de desempenho (AD) como um instrumento de poder utilizado na gestão de pessoas. Realizou-se um estudo de caso que utilizou entrevistas individuais com 14 participantes, sendo 4 diretores e gerentes e 10 trabalhadores da área administrativa e operacional. Para análise dos dados, utilizou-se a análise gráfica do discurso de Lane (1985). A análise dos dados indicou que os participantes (diretoria) percebiam as políticas de gestão de pessoas permeadas pela ideologia dominante como uma forma de garantir a competitividade da empresa no mercado. Já os trabalhadores a percebiam como a possibilidade para o desenvolvimento profissional e a promoção. Os dados sugerem que os resultados da AD eram utilizados na gestão de pessoas apenas quando sustentavam/confirmavam as práticas e decisões da diretoria relacionadas às políticas de pessoal. Assim, a AD pode ser considerada um instrumento de poder na gestão de pessoas, porém tendo seu uso limitado a fatores externos à técnica quando subsidia as ações dos diretores.

Keywords : Avaliação de desempenho; Gestão de pessoas; Poder.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License