SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26Emergência e conexionismo como hipóteses suplementares ao Entwurf einer Psychologie de FreudEstados de identidade: uma análise da nomenclatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

CAPITAO, Claudio Garcia  e  HELOANI, José Roberto. A identidade como grupo, o grupo como identidade. Aletheia [online]. 2007, n.26, pp. 50-61. ISSN 1413-0394.

O propósito desse artigo é apresentar alguns aspectos das leituras realizadas sobre o indivíduo, as organizações e os grupos. Por meio de alguns autores, como Freud, Bleger, Ciampa e Dejours, enfoca-se o fenômeno grupal, a sua formação e seu funcionamento, como também a sua relação com o trabalho. Entende-se que o homem não só se vincula às organizações por laços materiais e/ou morais, mas especialmente por fatores inconscientes. A organização é o ideal de ego a ser alcançado e que é, ao mesmo tempo, inatingível. Assim, estados depressivos ou sentimentos de vazio, angústia e até mesmo a morte planejada são decorrências presentes. As questões relacionadas ao trabalho pertencem à qualidade do que é considerado essencialmente humano. Por esta condição, chegamos à conclusão da existência de certa dualidade em que o trabalho pode ser transformado em sofrimento e pura angústia ou ser objeto de investimento amoroso, representante das forças que atuam em favor da continuidade da vida.

Palavras-chave : Grupos; Identidade; Sofrimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License