SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26Estados de identidade: uma análise da nomenclaturaPsicologia social da saúde: tornamo-nos eternamente responsáveis por aqueles que cativamos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

PONTES, Fernando Augusto Ramos; SILVA, Simone Souza da Costa; GAROTTI, Marilice  e  MAGALHAES, Celina Maria Colino. Teoria do apego: elementos para uma concepção sistêmica da vinculação humana. Aletheia [online]. 2007, n.26, pp. 67-79. ISSN 1413-0394.

A importância da teoria do apego para a psicologia do desenvolvimento se deve ao fato de esta oferecer elementos conceituais básicos que permitem pensar os vínculos afetivos do sujeito humano ao longo do ciclo de vida. Os postulados de Bowby e Ainsworth têm se mostrado passiveis dos ajustes demandados pela psicologia contemporânea que tem considerado o desenvolvimento como um fenômeno multideterminado que sofre a ação das variáveis que constitui o contexto no qual o sujeito se encontra inserido. Na perspectiva sistêmica, a noção de contexto envolve não apenas sua natureza física, mas também os elementos simbólicos e sociais. Entre estes se destacam os vínculos primordiais estabelecidos pelo indivíduo. As pesquisas recentes em apego destacam que não apenas os elementos individuais, isto é, as características dos sujeitos envolvidos na relação, mas também os fatores contextuais influenciam na formação dos vínculos afetivos. Assim, a dinâmica do apego está sujeita à ação de fatores de natureza individual, relacional e contextual. O objetivo deste artigo é discutir as mudanças em torno do conceito de apego e refletir sobre a necessidade de uma perspectiva integradora dos postulados iniciais com as novas vertentes sistêmicas e culturais presentes na literatura.

Palavras-chave : Teoria do apego; Relação; Sistemas; Família.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License