SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26Teoria do apego: elementos para uma concepção sistêmica da vinculação humanaVínculo parental e rede de apoio social: relação com a sintomatologia depressiva na adolescência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

ROSO, Adriane. Psicologia social da saúde: tornamo-nos eternamente responsáveis por aqueles que cativamos. Aletheia [online]. 2007, n.26, pp. 80-94. ISSN 1413-0394.

Esse é um artigo de cunho teórico no qual foram exploradas algumas questões relacionadas à ética dos psicólogos, bem como suas responsabilidades frente à saúde coletiva. Contextualizou-se o mundo em que vivemos, sua filosofia e seus modos predominantes de pensamento. Desenvolveram-se algumas idéias sobre moral, ética e consciência, chamando a atenção para o fato de que esses conceitos estão relacionados à uma cosmovisão específica - a cosmovisão individualista-liberal. Foi demonstrado que a psicologia social da saúde não construiu mudanças radicais no seu percurso, pois muitos psicólogos sociais da saúde ainda mantêm suas práticas focadas principalmente na mudança do comportamento dos indivíduos. Por fim, sugeriu-se um modelo de psicologia social da saúde crítica.

Palavras-chave : Psicologia social; Psicologia da saúde; Saúde coletiva; Ética.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License