SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26Psicologia social da saúde: tornamo-nos eternamente responsáveis por aqueles que cativamosFamílias com casais de dupla carreira e filhos em idade escolar: estudo de casos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

SCHNEIDER, Ana Cláudia Nuhlmann  e  RAMIRES, Vera Regina Röhnelt. Vínculo parental e rede de apoio social: relação com a sintomatologia depressiva na adolescência. Aletheia [online]. 2007, n.26, pp. 95-108. ISSN 1413-0394.

O objetivo deste estudo foi investigar a sintomatologia depressiva, o estilo de vínculo parental e a presença de rede de apoio social em 11 adolescentes de ambos os sexos, com idades entre 12 e 18 anos, que procuraram atendimento ou foram encaminhados ao Serviço de Psicologia de uma universidade do sul do Brasil. Os dados foram coletados através de entrevistas e das aplicações dos instrumentos Child Behavior Checklist (CBCL), Desenho da Figura Humana, Parental Bonding Instrument e Escala de Medidas de Rede e Apoio Social (MOS). Os resultados apontam que adolescentes com sintomatologia depressiva apresentam um vínculo parental inadequado e uma rede de apoio social insuficiente. A avaliação da amostra, ainda que limitada, ressalta para a importância do tema e a necessidade de intervenção no fortalecimento dos laços parentais e sociais a fim de propiciar segurança e favorecer saúde biopsicossocial.

Palavras-chave : Depressão na adolescência; Vínculo parental; Rede de apoio social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License