SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26Vínculo parental e rede de apoio social: relação com a sintomatologia depressiva na adolescênciaPerspectivas no estudo do brincar: um levantamento bibliográfico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

SOUZA, Nadir Helena Sanchotene de; WAGNER, Adriana; BRANCO, Bianca de Moraes  e  REICHERT, Claudete Bonatto. Famílias com casais de dupla carreira e filhos em idade escolar: estudo de casos. Aletheia [online]. 2007, n.26, pp. 109-121. ISSN 1413-0394.

Este estudo tem por objetivo conhecer a estrutura e a dinâmica de funcionamento de famílias de nível sociocultural médio-alto, com casais de dupla carreira e filhos em idade escolar. Para tanto, realizou-se um Estudo de Casos Múltiplos (Yin, 1993) com quatro famílias. Para a coleta de dados, foi utilizada a Entrevista Familiar Estruturada (Féres-Carneiro, 1996), e um questionário que investigou dados biodemográficos e aspectos do funcionamento e da estrutura dessas famílias. Os resultados apontaram a tendência das mulheres serem responsabilizadas pelo bem-estar dessas famílias, principalmente pelo trabalho doméstico. A contribuição dos homens apareceu de forma mais intensa nos cuidados dos filhos e em algumas atividades de lazer, nos finais de semana. De modo geral, um dos cônjuges apareceu como sendo o chefe de carreira, o que lhe conferia maiores poderes. Dentre as dimensões avaliadas nessas famílias, a interação conjugal foi a que demonstrou um decréscimo de investimento.

Palavras-chave : Famílias contemporâneas; Casais de dupla carreira; Gênero; Estrutura familiar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License