SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue26Dual-Career marriage in families with scool-age children: study casesThe use of the informed consent in psychoanalytic psychotherapy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

CORDAZZO, Scheila Tatiana Duarte; MARTINS, Gabriela Dal Forno; MACARINI, Samira Mafioletti  and  VIEIRA, Mauro Luis. Perspectivas no estudo do brincar: um levantamento bibliográfico. Aletheia [online]. 2007, n.26, pp. 122-136. ISSN 1413-0394.

O presente trabalho teve como objetivo identificar as perspectivas no estudo do brincar a partir de resumos de artigos; fornecendo, assim, um panorama do que vem sendo pesquisado sobre este tema. Para isso, foi realizada uma busca sistemática em uma base de dados bibliográficos internacional (PsycInfo - APA) e em duas nacionais (Scielo e Index Psi). Foram encontrados resumos de artigos que datavam de 1980 até 2005 (n=181), os quais foram analisados e classificados sistematicamente. As conclusões apontam para: a) necessidade de considerar outras faixas etárias no estudo do brincar; b) necessidade de um maior número de pesquisas empíricas nacionais; c) identificação de poucas pesquisas que relacionam o brincar com a aprendizagem e d) predomínio de pesquisas que relacionam o brincar ao desenvolvimento infantil.

Keywords : Brincar; Desenvolvimento e brincadeira.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License