SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26Perspectivas no estudo do brincar: um levantamento bibliográficoAprendizagem na ação revisitada e seu papel no desenvolvimento de competências: Learning in action revisited and its role in the competences development índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

TEIXEIRA, Rita Petrarca  e  NUNES, Maria Lucia Tiellet. A utilização do Consentimento Informado em psicoterapia: o que pensam psicoterapeutas psicanalíticos. Aletheia [online]. 2007, n.26, pp. 137-145. ISSN 1413-0394.

O uso do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e a atenção aos princípios da Bioética já são obrigatoriamente aplicados na pesquisa com seres humanos, mas pouco utilizados na área de atendimentos psicoterápicos, mesmo sendo estes considerados a expressão de uma atitude ética correta que deve estar presente nas relações entre psicoterapeuta e paciente. Assim, através da análise de conteúdo de cinco entrevistas semi-estruturadas com psicanalistas e psicoterapeutas de orientação psicanalítica foi possível compreender que o TCLE é considerado apenas um documento formal, sendo sua utilização percebida como desnecessária e até prejudicial para a relação psicoterapêutica, apesar de considerarem os princípios bioéticos de Beneficência e Respeito fundamentais para a prática psicoterápica.

Palavras-chave : Ética; Bioética; Termo de Consentimento Livre e Esclarecido; Psicoterapia psicanalítica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License