SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue26Aprendizagem na ação revisitada e seu papel no desenvolvimento de competências: Learning in action revisited and its role in the competences developmentPsychological assessment, neuropsychological assessment and neuroimage resources: new perspectives in mental health author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

ALENCAR-RODRIGUES, Roberta de; STREY, Marlene Neves  and  PEREIRA, Janice. Experiência migratória: encontro consigo mesmo?: Percepções de brasileiros sobre sua cultura e mudanças pessoais. Aletheia [online]. 2007, n.26, pp. 168-180. ISSN 1413-0394.

O objetivo deste trabalho é conhecer a percepção dos(as) brasileiros(as) que moraram temporariamente no exterior sobre a sua própria cultura. Isto é, como eles(as) percebem a cultura brasileira nos aspectos comuns e diferentes em relação à cultura estrangeira. Também serão abordados o significado dessa vivência migratória e as mudanças pessoais ocorridas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos resultados obtidos a partir de entrevistas individuais com 6 participantes foram examinados através da Análise de Conteúdo. Constatou-se que os(as) brasileiros(as) percebem que há o predomínio da afetividade na sua cultura, da falta de responsabilidade com os compromissos, do improviso e da falta de planejamento nas ações. Como resultado da experiência migratória, identifica-se que morar no exterior possibilita descobertas pessoais e amadurecimento. Apresenta-se também que a experiência migratória pode gerar dificuldades de adaptação na nova cultura e no retorno ao Brasil.

Keywords : Emigração; Cultura brasileira; Adaptação cultural; Retorno.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License