SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26Experiência migratória: encontro consigo mesmo?: Percepções de brasileiros sobre sua cultura e mudanças pessoaisO trabalho do psicólogo na mediação de conflitos familiares: reflexões com base na experiência do serviço de mediação familiar em Santa Catarina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

VIEIRA, Carolina; FAY, Eliane da Silva Moreira  e  NEIVA-SILVA, Lucas. Avaliação psicológica, neuropsicológica e recursos em neuroimagem: novas perspectivas em saúde mental. Aletheia [online]. 2007, n.26, pp. 181-195. ISSN 1413-0394.

A avaliação psicológica constitui-se em uma importante atividade do exercício profissional do psicólogo. Na área de saúde mental, um dos objetivos a ser alcançados refere-se ao correto diagnóstico, e, para tal, utilizam-se instrumentos psicológicos específicos. Considerando a importância de se obter maior precisão diagnóstica para estabelecer tratamentos e abordagens adequadas, discute-se sobre a necessidade de associar outros recursos científicos ao processo de avaliação psicológica e neuropsicológica, como as técnicas, os métodos e resultados de neuroimagem. Este artigo tem como objetivo discutir a integração dos novos recursos da neurociência aos procedimentos tradicionais da avaliação psicológica na área da saúde mental.

Palavras-chave : Avaliação psicológica; Avaliação neuropsicológica; Saúde mental; Neuroimagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License