SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número27Stress, coping e adaptação na transição para o segundo ciclo de escolaridade: efeitos de um programa de intervençãoRecordação autobiográfica: reconsiderando dados fenomenais e correlatos neurais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Aletheia

versión impresa ISSN 1413-0394

Resumen

DIAS, Ana Cristina Garcia  y  TEIXEIRA, Marco Antônio Pereira. Auto-revelação na Internet: um estudo com estudantes universitários. Aletheia [online]. 2008, n.27, pp. 23-35. ISSN 1413-0394.

O objetivo deste estudo foi verificar diferenças na disposição de universitários para auto-revelarem-se em contextos face a face (FaF) e virtuais (chats). Um questionário que avalia seis áreas de auto-revelação foi aplicado a 180 universitários com idades entre 18 e 36 anos (56,1% mulheres). Os participantes foram solicitados a avaliar sua intenção de auto-revelação nos seguintes contextos: FaF com amiga, FaF com amigo, desconhecida em um chat e desconhecido em um chat. A disposição para revelação de si foi mais alta para o contexto FaF do que para o virtual nas seis áreas. Algumas diferenças entre os sexos foram observadas. Os resultados sugerem que os estereótipos de gênero tendem a ser reproduzidos nas relações virtuais, e que os chats são considerados um contexto menos favorável à auto-revelação do que o contexto FaF.

Palabras clave : Auto-revelação; Internet; Comunicação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License