SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número27Auto-revelação na Internet: um estudo com estudantes universitáriosFenomenologia da queixa depressiva em adolescentes: um estudo crítico-cultural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

GAUER, Gustavo  e  GOMES, William Barbosa. Recordação autobiográfica: reconsiderando dados fenomenais e correlatos neurais. Aletheia [online]. 2008, n.27, pp. 36-50. ISSN 1413-0394.

Investigações recentes sobre memória humana têm retomado a relevância dos dados fenomenais da experiência consciente de recordar. Essa tendência tem encontrado aceitação sobretudo no estudo da memória autobiográfica. Neste trabalho são revisadas soluções metodológicas adotadas no estudo de correlatos neurais desses processos. São apresentados dois modelos explicativos dos fenômenos da memória autobiográfica: o modelo de monitoramento de fonte e o modelo de processos componentes. No monitoramento de fonte, qualidades do estado de recordação determinam os julgamentos concernentes ao evento e à lembrança. Em contraste, o modelo de processos componentes não requer uma ordem serial para esse processamento, a percepção das qualidades e os julgamentos podendo ocorrer paralelamente. Argumenta-se que os dois modelos convergem por enfatizar os processos conscientes característicos da recordação. No contexto desses estudos constitui-se uma fenomenologia experimental, definida como o estudo empírico e sistemático de dados da experiência fenomenal, tomados como correlatos de processos cognitivos subjacentes.

Palavras-chave : Memória autobiográfica; Recordação; Fenomenologia; Neurociências.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License