SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número27Recordação autobiográfica: reconsiderando dados fenomenais e correlatos neuraisProjeto do futuro e identidade: um estudo com estudantes formandos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

MELO, Anna Karynne da Silva  e  MOREIRA, Virginia. Fenomenologia da queixa depressiva em adolescentes: um estudo crítico-cultural. Aletheia [online]. 2008, n.27, pp. 51-64. ISSN 1413-0394.

Esta pesquisa teve como objetivos compreender o fenômeno da queixa depressiva da clientela adolescente do SPA/NAMI, a Clínica Escola da Universidade de Fortaleza, e a relação entre a queixa depressiva e o mundo cultural dos adolescentes que buscam tratamento nesta instituição. Utilizando uma metodologia fenomenológica analisamos vinte prontuários de adolescentes atendidos ou em atendimento com queixa de depressão. Os resultados mostram que a condição sócio-econômica, a relação familiar, a experiência da religião, o relacionamento afetivo, a percepção de si, a experiência com as drogas, a busca do findar o sofrimento e a dificuldade de interação social são aspectos constitutivos da experiência vivida da depressão destes adolescentes.

Palavras-chave : Depressão; Adolescência; Fenomenologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License