SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número27Fenomenologia da queixa depressiva em adolescentes: um estudo crítico-culturalUm estudo prospectivo sobre o estresse cotidiano na 1ª série índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

ITO, Larissa Hery  e  SOARES, Dulce Helena Penna. Projeto do futuro e identidade: um estudo com estudantes formandos. Aletheia [online]. 2008, n.27, pp. 65-80. ISSN 1413-0394.

Este artigo apresenta revisão teórica e estudo exploratório buscando compreender como os jovens universitários se relacionam com o futuro a partir da elaboração de seu projeto da vida e escolha profissional; estudando a relação deste processo com a construção da identidade. Especificamente o recorte deste estudo inclui os estudantes ao final do curso de graduação haja vista a relevância atribuída ao nível superior como uma possível trajetória de vida para a sociedade em geral. Na pesquisa teórica sistemática sobre o tema evidenciaram-se diferentes abordagens sobre o conceito de identidade e escassez de estudos sobre projeto de futuro na produção nacional. No estudo exploratório foram realizadas redações com o tema “Eu e meu futuro” com os estudantes a fim verificar quais aspectos eram relevantes para o entendimento de seu projeto de futuro. A análise inicial dos resultados aponta alguns eixos temáticos como: estabilidade financeira, realização profissional, família e temporalidade (curto e longo prazo).

Palavras-chave : Projeto de futuro; Escolha profissional; Identidade; Formandos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License