SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número27Projeto do futuro e identidade: um estudo com estudantes formandosHomem idoso: vivência de papéis desempenhados ao longo do ciclo vital da família índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

MARTURANO, Edna Maria  e  GARDINAL, Elaine Cristina. Um estudo prospectivo sobre o estresse cotidiano na 1ª série. Aletheia [online]. 2008, n.27, pp. 81-97. ISSN 1413-0394.

Com base em uma concepção da 1ª série do ensino fundamental como transição de vida, foram investigadas associações entre indicadores de desempenho / comportamento, na educação infantil e na 1ª série, e o estresse cotidiano da 1ª série, tal como percebido pelas crianças nos domínios de desempenho, relação família-escola, relacionamentos com os pares e demandas não-acadêmicas. Participaram 110 crianças e seus professores, nos dois níveis de ensino. Os instrumentos utilizados foram: Inventário de Estressores Escolares,Teste de Desempenho Escolar, uma sondagem de leitura e questionários para avaliação do desempenho e do comportamento pelo professor. Nos resultados, o melhor desempenho na educação infantil ou na 1ª série foi associado a menos estresse nos domínios do desempenho e da relação família-escola. Crianças com nível alto de problemas de comportamento na 1ª série relataram estresse mais elevado em todos os domínios do cotidiano escolar, quando comparadas a crianças com nível baixo de problemas.

Palavras-chave : Estresse cotidiano; Transição escolar; Desempenho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License