SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue27Elderly man: experiencing of roles played during family vital cycleParental social educational skills and behavior problem: comparing fathers and mothers of preschoolers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

ZORTEA, Lorena Emilia; KREUTZ, Carla Meira  and  JOHANN, Rejane Lúcia Veiga Oliveira. Imagem corporal em crianças institucionalizadas e em crianças não institucionalizadas. Aletheia [online]. 2008, n.27, pp. 111-125. ISSN 1413-0394.

O presente estudo investigou, por meio de desenhos da figura humana e de entrevistas, a imagem corporal e as idéias sobre si mesmas de crianças institucionalizadas e não institucionalizadas, de ambos os sexos e com idade entre cinco e sete anos. A produção gráfica investigou a imagem corporal e foi avaliada pela Escala de Indicadores Emocionais de Koppitz (1966). As entrevistas visaram examinar as idéias que as crianças tinham sobre si mesmas e foram analisadas através da análise de conteúdo de Bardin (1977). Os resultados do Estudo I apresentaram um número de indicadores emocionais muito semelhantes entre os dois grupos, possivelmente devido a qualidade do atendimento oferecido às crianças institucionalizadas e a pouca atenção e tipo de cuidados oferecidos às crianças não institucionalizadas. Os resultados do Estudo II sugerem que as crianças de ambos os grupos mostram semelhanças em seus relatos. Uma particularidade do grupo das crianças institucionalizadas é uma insegurança quanto às suas qualidades.

Keywords : Imagem corporal; Autoconceito; Institucionalização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License