SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número27Imagem corporal em crianças institucionalizadas e em crianças não institucionalizadasO movimento de João de Santo Cristo no mundo: a via-crúcis de uma identidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

BOLSONI-SILVA, Alessandra Turini  e  MARTURANO, Edna Maria. Habilidades sociais educativas parentais e problemas de comportamento: comparando pais e mães de pré-escolares. Aletheia [online]. 2008, n.27, pp. 126-138. ISSN 1413-0394.

Práticas educativas parentais podem contribuir para a instalação de problemas de comportamento em crianças. O objetivo deste estudo foi comparar Habilidades Sociais Educativas Parentais (HSE-P) entre pais de pré-escolares com problemas de comportamento e pais de pré-escolares com comportamentos socialmente habilidosos. Adicionalmente, compararam-se as HSP-E de pais e mães. Participaram 48 casais, dos quais 24 tinham um(a) filho(a) com comportamentos socialmente habilidosos segundo o professor (Grupo CSA) e 24, um filho com problemas de comportamento (Grupo PC). Pais e mães responderam a um roteiro de entrevista que avalia HSE-P. Verificou-se no Grupo CSA uma tendência a avaliar mais positivamente suas HSP-E: demonstrar carinho, concordar com cônjuge, cumprir promessas. As mães se consideraram mais habilidosas que os pais. As HSP-E que mais diferenciaram os grupos foram aquelas relacionadas a consistência e afeto positivo.

Palavras-chave : Habilidades sociais; Práticas parentais; Avaliação de comportamentos sociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License