SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número27O movimento de João de Santo Cristo no mundo: a via-crúcis de uma identidadePsicoterapia de casal: modelos e perspectivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

JORDAO, Aline Bedin. Vínculos familiares na adolescência: nuances e vicissitudes na clínica psicanalítica com adolescentes. Aletheia [online]. 2008, n.27, pp. 157-172. ISSN 1413-0394.

O presente trabalho aborda o processo adolescente e os vínculos familiares a partir do viés psicanalítico, articulando questões teóricas com situações clínicas. A partir de uma revisão de literatura, e apresentação de fragmentos de casos clínicos atendidos em consultório particular, apresentam-se algumas questões referentes a este momento evolutivo, apontadas por vários autores, relacionadas principalmente ao movimento de individuação do adolescente, suas desidentificações, neoidentificações, remodelamentos subjetivos e aspectos narcisistas que transitam na relação do adolescente com seus pais. A construção de seus próprios projetos e seus próprios ideais apresenta-se como uma missão desafiante e dolorosa, porém necessária para a tão desejada e temida autonomia. Discute-se, ainda, o lugar e a posição ocupados pelo analista no tratamento de adolescentes, e a contribuição da psicanálise para estes pacientes e suas famílias.

Palavras-chave : Adolescência; Vínculos familiares; Psicanálise de adolescentes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License