SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número27Psicoterapia de casal: modelos e perspectivasA seca enquanto um hazard e um desastre: uma revisão teórica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Aletheia

versión impresa ISSN 1413-0394

Resumen

SATO, Leny  y  OLIVEIRA, Fábio de. Compreender a gestão a partir do cotidiano de trabalho. Aletheia [online]. 2008, n.27, pp. 188-197. ISSN 1413-0394.

O artigo tece considerações sobre a relação entre psicologia e gestão, apresentando a contribuição que a leitura sobre o cotidiano oferece para compreender o trabalho, os processos que o organizam e, conseqüentemente, a sua gestão. Ilustra suas considerações com a análise de um episódio ocorrido em uma situação real de trabalho marcada pela assimetria de poder. Sugere que a contribuição da psicologia para a gestão está em favorecer o reconhecimento da complexidade do cotidiano de trabalho e conclui que gerir o trabalho revela-se, não como simples prescrição e obediência, mas como a produção de uma existência negociada entre os diferentes atores envolvidos com a atividade de trabalho.

Palabras clave : Psicologia social; Psicologia do trabalho; Cotidiano; Gestão.

        · resumen en Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License