SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número27Compreender a gestão a partir do cotidiano de trabalhoA toxicomania enquanto doença incurável e sua relação com um tratamento possível índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

FAVERO, Eveline  e  DIESEL, Vivien. A seca enquanto um hazard e um desastre: uma revisão teórica. Aletheia [online]. 2008, n.27, pp. 198-209. ISSN 1413-0394.

Pretende-se situar através da revisão da literatura atual o fenômeno seca na discussão mais ampla sobre riscos, hazards e desastres, salientando sua relevância na perspectiva dos teóricos da mudança climática. A partir da classificação do fenômeno como um hazard e um desastre, apresentam-se suas características fundamentais do ponto de vista físico, diferenciando-o de escassez hídrica. A guisa de conclusão, faz-se indicações de possíveis desenvolvimentos teórico-práticos objetivando contribuir com a temática, a qual transpõe os aspectos da descrição física, uma vez se encontra diretamente relacionada ao fator humano. Desse modo, o desastre seca é do interesse também do campo da Psicologia, especialmente na área de atuação em desastres.

Palavras-chave : Pseca; Hazards; Desastres.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License