SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número27A seca enquanto um hazard e um desastre: uma revisão teóricaPsicologia e epistemologia: por uma perspectiva ética de potencialização da vida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

PEREIRA, Amanda Schreiner. A toxicomania enquanto doença incurável e sua relação com um tratamento possível. Aletheia [online]. 2008, n.27, pp. 210-221. ISSN 1413-0394.

Este estudo investigou qual a influência da nomeação doente incurável naqueles que buscam um tratamento para a toxicomania. Para isto foram realizadas quatro entrevistas semi-estruturadas com indivíduos do sexo masculino que estão em tratamento e examinadas através de análise qualitativa de conteúdo. Conforme os resultados, a assunção do significante doente proporciona um novo lugar de resposta ao sujeito, o que constitui um início de mudança. Esta nomeação tem uma significação social que situa o sujeito em valores inseridos na cultura. Porém, não há significação pessoal para esta nova condição, visto a inexistência da vinculação deste novo nome à história individual dos entrevistados.

Palavras-chave : Toxicomania; Doença incurável; Tratamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License