SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número27A toxicomania enquanto doença incurável e sua relação com um tratamento possívelReflexões acerca do atendimento psicológico a desempregados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

SILVA, Jardel Sander da. Psicologia e epistemologia: por uma perspectiva ética de potencialização da vida. Aletheia [online]. 2008, n.27, pp. 222-232. ISSN 1413-0394.

Este artigo versa sobre as questões epistemológicas basilares que envolvem a psicologia como ciência da subjetividade humana. Realiza-se uma investigação crítica e contemporânea sobre estas questões, avaliando a pertinência à psicologia de uma verificação epistemológica que separaria um sujeito de conhecimento de um objeto a ser conhecido, e que teria como conseqüência uma estagnação de ambos. Opta-se, enfim, por uma postura crítica que defende a especificidade da psicologia, e que encontra na avaliação ética, como possibilidade de se conhecer através do movimento e do devir, a mais útil à psicologia, no sentido de possibilitar a esta contribuir ativamente na potencialização da vida.

Palavras-chave : Epistemologia; Ética; Psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License