SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número27Psicologia e epistemologia: por uma perspectiva ética de potencialização da vida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

MONTEIRO, Janine Kieling et al. Reflexões acerca do atendimento psicológico a desempregados. Aletheia [online]. 2008, n.27, pp. 233-242. ISSN 1413-0394.

Este artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões feitas acerca do Atendimento Psicológico a Desempregados. Esta experiência trata de uma parceria entre a Unisinos e FGTAS/SINE São Leopoldo/RS, iniciada em 2003. Visando fazer articulações entre a Psicologia do Trabalho e a Psicologia Clínica, salientamos a importância de se agregar estas duas áreas, de forma complementar, como uma junção de áreas que pensa, de forma ampliada, as demandas e representações do sujeito total, que sofre com o trabalho ou com a falta dele. O desemprego origina, muitas vezes, experiências de solidão, desamparo e desespero, como atestam as queixas trazidas por esta clientela. Refletindo-se a partir das falas de pacientes, no processo terapêutico, procuraremos apresentar a psicoterapia como uma forma de possibilidade de suporte para a situação existencial desencadeada pelo desemprego.

Palavras-chave : Atendimento psicológico; Desemprego; Psicologia clínica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License