SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número28As estruturas formais da arte e do psicoanálisis. Pode-se tumbar a arte no divã? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

SILVA, Leonardo Machado da  e  RIEGER, Raquel Vitola. Dor crônica e as implicações psiconueroimunológicas decorrentes do estresse: uma revisão teórica. Aletheia [online]. 2008, n.28, pp. 11-20. ISSN 1413-0394.

Clinicamente, as implicações da dor crônica manifestam-se em forma de estados depressivos, estresse e comprometimento da vida social. Esta alta associação tem levado pesquisadores em Psicologia da Saúde a estudarem os possíveis mecanismos psiconeuroimunólogicos implicados nessa relação. Este trabalho revisa o conceito de Dor Crônica e os comprometimentos fisiológicos decorrentes da longa exposição a esta condição, como a alteração funcional do eixo Hipotálamo-Pituitária-Adrenal (HPA), o papel do hormônio cortisol e o conceito de carga alostática. Conclusão: Faz-se necessário um maior número de estudos em psiconeuroimunologia para melhor definir a etiologia dos distintos mecanismos da dor crônica e para delinear possíveis intervenções clínicas.

Palavras-chave : Dor; Estresse; Cortisol.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License